13 setembro 2009

FLORBELA ESPANCA


Começo a semana de 13 a 18/09 a falar de uma poetiza portuguesa, que estudei na faculdade, por ocasião do estudo de obras portuguesas. Literatura Portuguesa, esse era o nome da matéria.
A poetiza? FLORBELA ESPANCA

Uma breve biografia dela: "Nasceu em Vila Viçosa em 8 de Dezembro de 1894 e morreu em Matozinhos, em 8 de DEzembro de 1930".
Seu poema mais bonito para mim é "Fanatismo". Que faz parte do livro "Sóror Saudade"

FANATISMO

Minhálma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és se quer razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

"Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio do Fim!..."

4 comentários:

  1. muito bem ... adoro a poesia desta poetisa
    a sua forma de transmitir o que lhe vai na alma sempre me cativou
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida a melhor de todas, adoro os poemas dela, são tão profundos que é impossível ler e não querer mais...

    Abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  3. "Não és se quer razão do meu viver,
    Pois que tu és já toda a minha vida!"


    Essa conheceu o amor de verdade.

    Mylla,
    Obrigado pelo carinho das visitas feitas ao meus blogs, sera sempre muito bem vinda. Adorei este teu espaço, gosto de ler e esta abordagem que você dá, colocando um pouco da biografia do escritor, é muito enriquecedor.
    Assim que tiver tempo passo pra conhecer teus outros blogs, e vou ficar esperando o de futebol.

    Abraço!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Florbela e este poema que foi musicado pelo Fagner então, belíssimo!!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Estas poesias são as minhas preferidas... E algumas são criações minhas...
Comenta aí... Vou gostar de saber o que você acha!!!

#SAUDADES ETERNAS

Nunca soube que você se chamava Fernando... Pra mim, sempre foi "Beto"... O Beto do sorrisão...  O Beto das baladas n...